Prestenção: Douglas Scalioni Domingues - Como Queremos Demonstrar

resenha por: Raul

Como Queremos Demonstrar
Douglas Scalioni Domingues
Ano: 2020
Selo: Sentinela
Auge: 3003, Ufmg De Noite (Blue Moon)


O EP Como Queremos Demonstrar, registra a estreia do músico Douglas Scalioni Domingues. Aqui temos um disco instrumental que transita por vários sons que parece percorrer a trajetória do músico que reside em Minas Gerais.

Começando com Auditório, faixa abre alas para o que ainda se ouvirá, que prepara um som ambiente que remete ao um ensaio até caminhos bem definidos que virão, não pelo obviedade, mas sim pela curiosidade que se desperta diante da gravação. Quando 3003 começa a tocar ela te fisga por lembrar melodias de grandes clássicos BR românticos dos anos oitenta, atingindo diferentes sonoridades e intencionalidades com o uso de sopros e que estoura em seus minutos finais. Eita, o que tá tocando? Seria tipo assim se essa canção estivesse reproduzindo em qualquer ambiente.

Uma das faixas mais interessantes do disco é a chamada Ufmg De Noite (Blue Moon) que se inicia com uma melodia bastante voltada para as cordas, depois percorrendo por um jazz que remete ao um ambiente meio bar estadunidense anos 60 e depois introduz um sample da clássica canção Blue Moon de Frank Sinatra. A grande sacada do disco mora na ousadia em como as canções “terminam”; sempre indo para rumos inesperados em um divertido trabalho do clássico com o novo. Em Saideira essa ousadia se evidencia em trazer para o já maduro som que lembra nomes de peso como o de Bixiga 70, a sons tortos, ruídos, rasgos, numa certa fissura psicodélica.

Douglas Scalioni junto com outros parceiros (Estevan Barbosa, Jackson Ganga, Lucas Bortolucci, Lucas Nascimento, Lucca Noatto, Marlon Rissatto e Nathan Morais) entregam um material que dá pra notar que percorre as referências e a trajetória do músico mesmo não o conhecendo através de arranjos que emanam a criatividade e tradição.