Prestenção: Vovô Bebê - Briga de Família

resenha por: Raul

Briga de Família
Vovô Bebê
Ano: 2020
Selo: RISCO
Auge: Jão Mininu, Good Vibe Bad Trip


É com berros e gritos abafados por instrumentos que somos apresentados ao mais novo trabalho de Vovô Bebê, seu terceiro disco. A faixa título e também faixa de abertura trata-se de Briga de Família, um conflito familiar que parece dar pistas sobre o que vamos encontrar durante todo o registro: o não lugar comum. Se você pensa em botar o disco enquanto rega suas samambaias…. fail. As músicas de Briga de Família exigem uma ouvinte atentah, seja nas letras que dizem sempre mais do que parecem ou na multiplicidade de elementos sonoros que faz o ouvinte se questionar, que que eu tô ouvindo?

A banda é o ponto forte do disco, com todo o trabalho de performance e que somada as participações de Ana Frango Elétrico, Luiza Brina e Luis Capucho levam para cada faixa um caminho imprevisto e marcado pela forte influência de diferentes sons brasileiros, transitando entre algo como o tropicalismo, o samba e até o reggae. Parece difícil e inútil encaixar Briga de Família..

A grandiosidade do disco mora no jogo constante de palavras, dado o domínio de Vovô Bebê em brincar com as rimas e significados e a repetição dos versos. Também é frequente a presença de um humor bastante peculiar que vira e mexe se refere ao banal do cotidiano e a elementos da cultura pop, como vemos em Good Vibe Bad Trip: “Você é good vibe mas é bad trip/ Até que é good vibe mas é meio Brad Pitt”.

O disco que segue boa parte eufórico, tem seus momentos mais intimistas, mostrando a grandeza do álbum em suas múltiplas expressões. Isso se percebe em uma das faixas mais belas Jão Mininu, que conta com a participação de Luiza Brina, trazendo a leveza necessária no momento certo.

Como panela de pressão cozinhando feijão, Briga de Família percorre o som do vapor até o aroma entregue no prato em um material marcado pelo experimento múltiplo dos instrumentos e da linguagem, proporcionando uma sonoridade autêntica e experimental.